A Festa das Nações e uma série de outras atrações do calendário anual de eventos, entre outras ações diversas já implantadas e outras em fase de planejamento e execução, fazem parte de um projeto maior, que vem ganhando dimensões inimagináveis até então: conseguir a titulação de Itirapina como município de interesse turístico (MIT). O grande trabalho em andamento permitirá o recebimento de recursos do Governo Estadual para investimentos no setor, na ordem de R$ 700 mil por ano, além de atrair empresas do ramo e o principal objetivo: os turistas. A iniciativa, sem dúvida alguma, gerará emprego, renda, empresas e mais impostos, beneficiando toda a população.

Entre as diversas exigências já atendidas pelo poder público e COMTUR, com amplo apoio do SENAC e da sociedade em geral, faltava apenas a validação do Plano Municipal de Turismo, o que não sairia por menos de R$ 50 mil se fosse pago para uma empresa privada especializada executar.

Porém, o projeto foi exemplarmente coordenado e desenvolvido pelo turismólogo e funcionário público municipal, Eduardo Santini, com amplo apoio de todos os setores envolvidos, e apresentado por ele durante uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na noite do último dia 4 de setembro, a qual contou com a presença do prefeito José Maria Cândido, vereadores, demais autoridades, empresários e gestores do setor hoteleiro e gastronômico, alunos e professores do curso de hospedagem do SENAC, membros do COMTUR e representantes da população em geral.

Agora, em perfeita ordem, o próximo passo será encaminhar à Assembleia Legislativa toda a documentação para que os deputados estaduais reconheçam o nosso grande potencial turístico.

Crédito das fotos:
R. Gama